Amazônia

INDT participa de II Fórum de Investimentos Brasil-União Europeia e formaliza contrato do projeto Amazônia Verde

Lançado durante a COP-30, o projeto destina-se a reduzir a exclusão digital e expandir a conectividade para comunidades ribeirinhas na Amazônia.

O Diretor Executivo do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), Geraldo Feitoza, participou do II Fórum de Investimentos Brasil-União Europeia, realizado nesta terça-feira (23/06), na sede da ApexBrasil, em Brasília, e formalizou o contrato para a execução do projeto Amazônia Verde.

Lançado ano passado, durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, o projeto Amazônia Verde é uma iniciativa colaborativa liderada pelo INDT, em parceria com a Nokia e importantes atores como CPQD, Hispasat e Ozônio. O projeto conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores da Finlândia e é financiado pela União Europeia no âmbito da estratégia Global Gateway. Juntas, essas organizações estão focadas em levar inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável para beneficiar comunidades ribeirinhas em toda a Amazônia.

O projeto demonstra como parcerias estratégicas podem abordar desafios geográficos e sociais complexos, garantindo conectividade, oportunidades econômicas e soluções sustentáveis, ao mesmo tempo em que preservam o patrimônio ambiental e cultural único da região.

O projeto Amazônia Verde é guiado por cinco objetivos principais:

* Conectividade: o projeto visa conectar residências remotas a uma conectividade confiável, utilizando a tecnologia de internet 4G permitindo acesso fácil e serviços interoperáveis via smartphone. A solução de conectividade foi projetada utilizando geração de energia renovável, garantindo que toda a energia provenha de fontes sustentáveis.

* Inclusão Digital e Serviços Domésticos: ao fornecer conectividade residencial, a iniciativa permite o acesso a serviços digitais essenciais, apoia programas sociais governamentais e facilita oportunidades de aprendizagem online para todas as idades.

* Empoderamento Econômico: um mercado para bens e serviços será desenvolvido, ajudando os moradores a participar da economia em geral e a melhorar seus meios de subsistência.

* Sustentabilidade: o projeto está comprometido com a redução das emissões de carbono por meio da educação em iniciativas de sustentabilidade e da implementação de tecnologias avançadas de prevenção de incêndios florestais, como o sistema NEMO da Nokia Bell Labs.

* Saúde e Bem-Estar: os esforços se concentrarão no treinamento de agentes de saúde locais, na viabilização de serviços de telemedicina governamentais e no estabelecimento de mapas de calor de saúde e doenças para apoiar melhores resultados de saúde para a comunidade.

Ao buscar esses objetivos, a Amazônia Verde busca transformar a conectividade, as oportunidades econômicas, a sustentabilidade e a saúde para as comunidades amazônicas, criando uma base para mudanças positivas duradouras.

A primeira fase do projeto envolve seis comunidades localizadas no Baixo Rio Negro, em áreas rurais e ribeirinhas próximas ao município de Manaus: Comunidade Costa das Araras, Bela Vista do Jaraqui, São Francisco do Igarapé do Chita, Três Unidos do Kambeba (comunidade indígena), Comunidade do Pagodão e Comunidade Monte Sinai.

“O Amazônia Verde é a prova de que grandes desafios exigem grandes alianças. A união entre instituições brasileiras, empresas de tecnologia, organismos internacionais e a União Europeia mostra que a inovação pode ser uma poderosa ferramenta de desenvolvimento sustentável”, ressalta Geraldo Feitoza. “Para o INDT, é uma honra liderar uma iniciativa que coloca a Amazônia no centro das discussões globais sobre inclusão digital, preservação ambiental e desenvolvimento humano.”

Sobre o Fórum de Investimentos Brasil-União Europeia

O II Fórum de Investimentos Brasil – União Europeia foi realizado em parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em colaboração com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), A abertura oficial contou com a presença do Comissário Europeu para as Parcerias Internacionais, Jozef Síkela, que falou sobre o “Acordo UE-Mercosul como passo estratégico para uma integração competitiva”.

Síkela anunciou ainda um investimento europeu de mais de 135 milhões de euros (R$ 795,5 milhões) em quatro projetos no Brasil que reforçam a conectividade digital, a transição energética e a proteção da Amazônia. Um desses projetos foi o Amazônia Verde.

Receba mensagem no WhatsApp