Omar e Eduardo buscam diálogo com Palácio do Planalto para conflitos ambientais no sul do Amazonas

Os parlamentares do Amazonas apresentaram à ministra Gleisi Hoffmann uma proposta de diálogo entre o Governo Federal, Ministério do Meio Ambiente, Ibama e ICMBio, que possa construir soluções reais para o povo de cidades como Manicoré, Humaitá, Boca do Acre, Novo Aripuanã, Apuí e Lábrea
Foi para defender este diálogo é que o senador Omar Aziz(PSD-AM) reuniu no dia de ontem (3), no Palácio do Planalto, com o senador Eduardo Braga, os deputados Átila Lins e Sidney Leite, além de prefeitos e lideranças do sul do Amazonas, levando uma pauta urgente: encontrar caminhos para garantir o desenvolvimento sustentável da nossa região sem abrir mão da preservação ambiental.
Apresentamos à ministra Gleisi Hoffmann uma proposta de diálogo entre o Governo Federal, Ministério do Meio Ambiente, Ibama e ICMBio, que possa construir soluções reais para o povo de cidades como Manicoré, Humaitá, Boca do Acre, Novo Aripuanã, Apuí e Lábrea.
A ministra se colocou à disposição para abrir essa interlocução, buscando um equilíbrio entre o cuidado com a floresta e as oportunidades de quem vive nela.
É possível sim conciliar o setor produtivo com o meio ambiente!
Estiveram no Palácio Planalto, uma comissão de prefeitos, lideranças do sul do Amazonas, de Matupi, de Apuí, de Boca do Acre, de Lábrea, e, do município de Novo Aripuanã, Manicoré e Humaitá. Segundo Omar Aziz,são pessoas que estão preocupadas hoje com o que tá acontecendo no Sul do Amazonas. “Trouxemos eu, Eduardo Braga, o deputado Sidnei Leite, o deputado Átila Lins, um pedido aqui pra ministra Gleisi, que vai tentar o mais rápido possível, para que a gente possa sentar, discutir. Nós somos a favor da preservação. Não, não somos a favor dos desmatamentos irregulares, fica muito claro. E eles também não são a favor, porque eles tão sendo prejudicados no seu trabalho hoje. E, aí tivemos aqui essa reunião agora com a ministra Gleisi. Esperamos que a gente possa ter uma solução mais rápida disso tudo.
O senador Eduardo Braga,disse que pra complementar o senador Omar –“nós estamos aqui com a ministra Gleisi, pedindo a interlocução da Secretaria Institucional do Governo Federal, para que possa fazer uma interlocução entre o Sul do Amazonas, o Ministério de Meio Ambiente, o IBAMA e o ICMBio. É justo combater os criminosos, mas é injusto fazer com que os justos paguem pelos pecadores. Portanto, encaminhamos uma proposta à ministra, a ministra vai conversar com os órgãos competentes e amanhã, estaremos retornando com a ministra, pra que nós possamos dar encaminhamento a uma solução que não seja palanqueira, que não seja uma discussão que seja pelo radicalismo político, muito pelo contrário, que seja pela solução de uma política pública que desenvolva o sul do Amazonas e o povo que merece o desenvolvimento sustentável nessa região.
A ministra Gleise Hoffman disse que recebeu toda a comitiva, os senadores, deputados, companheiros prefeitos e fiocu sensibilizada com os relatos, porque de fato eles trazem uma situação, é, que tem a ver com as propriedades, mas também com a vida das pessoas. Claro, nós temos todo o cuidado com a questão ambiental, em relação ao desmatamento. O IBAMA, tem tido uma atuação nesse sentido, mas a gente também tem que mediar as coisas e saber o quê que tá, de fato, acontecendo, o quê de fato é errado e o que não é.
A ministra disse que a disposição é conversar com a ministra Marina, conversar com o IBAMA, estabelecer uma mesa de diálogo e ver como se pode encaminhar essa solução da melhor maneira possível pro meio ambiente, mas também para aqueles produtores sérios que estão lá, que fazem o desenvolvimento da região, que trabalham e que fazem a produção. “Então, quero dizer que vamos encaminhar isso e, mais tardar amanhã, a gente já pode ter uma resposta sobre como proceder diante desse fato”,disse a ministra.