Suframa vai a São Paulo em busca de novos investimentos para o Polo Industrial de Manaus
Servidores desembarcam na capital paulista para participar da Eletrolar Show 2026, maior feira de eletroeletrônicos da América Latina, para atrair fabricantes a investir na Zona Franca de Manaus

Representantes da Suframa desembarcaram em São Paulo nesta segunda-feira (22) com um objetivo claro: convencer fabricantes de eletroeletrônicos a investir — ou investir mais — no Polo Industrial de Manaus. A autarquia abriu participação na Eletrolar Show 2026, que vai até quinta-feira (25) no Distrito Anhembi, zona Norte da capital paulista.
A feira não é pequena. É considerada a maior da América Latina para os setores de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, celulares e tecnologia da informação, e deve reunir mais de 40 mil visitantes profissionais ao longo de quatro dias, circulando entre mais de mil expositores espalhados por 100 mil metros
quadrados.

Por que isso importa para Manaus
O setor eletroeletrônico — que inclui também bens de informática — é hoje o principal motor do Polo Industrial de Manaus, tanto em faturamento quanto em geração de empregos. É por isso que a Suframa não perde essa feira: é onde estão concentradas as empresas e os grandes players que podem decidir abrir, expandir ou manter fábricas na Zona Franca.
O superintendente da Suframa, Leopoldo Montenegro, esteve à frente da comitiva, visitando os principais estandes acompanhado do presidente do Grupo Eletrolar (organizador do evento), Carlos Clur, e do presidente-executivo da Eletros, Jorge Júnior.
“A ideia é dialogar tanto com as matrizes das empresas que já estão na Zona Franca quanto atrair quem ainda não está aqui. Queremos mostrar que o nosso modelo socioeconômico é sólido e que há espaço real para inovação e desenvolvimento tecnológico”, resumiu Montenegro.
O que a Suframa está oferecendo
A autarquia montou um estande institucional — viabilizado em parceria com o Grupo Eletrolar — para fazer o que poderia ser chamado de “venda direta” do modelo Zona Franca de Manaus: atendimento técnico-comercial, explicação sobre incentivos fiscais e detalhamento das vantagens competitivas da região.
A comitiva, multidisciplinar, tem duas frentes de trabalho na feira:
– Dar suporteàs indústrias que já operam no PIM;
– Prospectar ativamente novos investimentos, buscando fortalecer as cadeias produtivas já existentes na região.
Montenegro foi acompanhado pelos superintendentes-adjuntos Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica), Wagner Cavalcanti (Projetos) e Maria de Jesus Lins Guimarães (Operações), além de uma equipe técnica.

Um histórico de resultados concretos
Essa é a quarta vez consecutiva que a Suframa participa da Eletrolar Show. E os números das edições anteriores — somados a outras feiras estratégicas, como FCE Pharma, Feira Hospitalar e Intersolar South America — fazem parte de um esforço maior, batizado de Plano de Prospecção de Novos Negócios (PPNN).
O resultado, segundo a autarquia: R$ 1,4 bilhão em investimentos captados e mais de 1.300 novos empregos diretos gerados na Zona Franca de Manaus.
