Tempo médio de espera por uma consulta médica

A demora reflete a realidade do sistema de saúde precário em Brasília (e todo o DF), além do #Amazonas que enfrentam desafios ineficientes de gestão de seus governos.
O tempo de espera por consultas médicas no Sistema Único de Saúde (SUS) atingiu níveis críticos, com uma média nacional de 57 dias em 2024.
No entanto, essa média esconde realidades extremas em alguns estados, e em #Brasília na capital do país, pacientes aguardam mais de 150 dias (5 meses) por uma consulta médica, sem contar nos anos por atendimento especializado.
🔹O estado com menor tempo médio de espera é o #Piauí, com 10 dias de espera para uma consulta.
No geral, em toda a porção centro-sul do país o tempo em dias de espera está acima da média nacional, em roxo.
No sul são 73 dias, sudeste (67) a centro-oeste (82), estão muito acima da média. No norte (55) e nordeste com menor tempo de espera, cerca de 29 dias.
Regiões com menores investimentos tendem a ter piores índices de saúde, não é a justificativa para o DF por exemplo.
A demora reflete a realidade do sistema de saúde precário em Brasília (e todo o DF), além do #Amazonas que enfrentam desafios ineficientes de gestão de seus governos.
Estes locais a escassez de médicos, dependência de profissionais terceirizados, alta rotatividade, salários baixos e condições precárias, superlotação, apesar de possuírem hospitais de referência, estes fatores desestabilizam o sistema.
Há relatos de médicos que pediram demissão por exaustão, segundo o SindMédico-DF.
“Apesar de um orçamento bilionário, o governo do DF prioriza obras de parques em detrimento da saúde e educação, por exemplo”, disse um morador de Brasília.
Recentemente o Ministério da Saúde anunciou a substituição do Sisreg pelo E-SUS, que exigirá atualização periódica das filas por estados e municípios.
Especialistas alertam que a solução requer não só tecnologia, mas investimento em prevenção e do modelo de atendimento, evitando que pacientes passem por múltiplas filas para exames, consultas e tratamentos.
Enquanto a população continua dependendo de ações judiciais ou recursos próprios para acesso a cuidados básicos, evidenciando uma crise estrutural na saúde pública.
___
Pesquisa: © Brasil Em Mapas 2025 Dados: ME/Sisreg #brasil #saúde #sus #política #dados