Suframa debate a melhoria da qualidade nas empresas durante a FestQuali PQA 2025
Fotos: Isaac Júnior/Suframa

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) foi uma das instituições públicas a participar, no fim da tarde desta quarta-feira (8), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na capital amazonense, das atividades finais antes do evento intitulado 32º Prêmio Qualidade Amazonas (PQA). A Autarquia foi representada pelo superintendente Bosco Saraiva, durante o painel Movimento FestQuali PQA, que debateu a melhoria da qualidade nos serviços realizados pelas empresas na Zona Franca de Manaus.
O encontro é promovido pelo Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria (Dampi) — uma instância da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) — e prossegue até sábado (11), com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade às organizações do Estado do Amazonas que buscam a excelência na gestão e nos processos, além de fomentar a qualidade, produtividade e competitividade no setor.

Entre os assuntos abordados, Bosco Saraiva destacou os investimentos feitos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) por parte da indústria, os projetos apresentados pelas instituições voltados principalmente para a tecnologia 4.0, sobre a política de ESG adotada pela Autarquia com o apoio de instituições parceiras, além de ressaltar a necessidade da formação de novos engenheiros (entre outras profissões) para ocupar o mercado de trabalho a curto e médio prazos, dentro do Polo Industrial de Manaus (PIM).
“Nós precisamos com muita rapidez capacitar nossa gente, e isso passa exatamente pelo treinamento, pela discussão da qualidade da formação desses profissionais. Isso vai ser um funil para as instituições, pois precisam formar, mas formar com qualidade. As ações no parque fabril estão muito especializadas. Portanto é fundamental que nós todos tenhamos essa preocupação”, defendeu o superintendente, que participou do debate ao lado do vice-presidente do FestQuali, Evandro Ribeiro; da professora-doutora em Gestão e Saúde Pública, Mirian Miranda Cohen; e da responsável pelo PQA, Erlen Montefusco.
Disseminação
O prêmio também incentiva a troca de experiências e a disseminação de melhores práticas por meio da Feira da Qualidade, criando um ambiente propício para negócios e para a conscientização do consumidor final.

A Suframa acompanhou a programação do primeiro dia por meio de uma comitiva formada pelo superintendente Bosco Saraiva, os superintendentes-adjuntos Luiz Frederico Aguiar (Executivo), Leopoldo Montenegro (Projetos), e Carlito Sobrinho (Administração), além do gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva (SAE), Ozenas Maciel.
Durante o encontro, também ocorre a 26ª Mostra de Gestão e Melhorias para a Qualidade, na qual os concorrentes ao PQA apresentam os processos e soluções que diferenciam suas empresas e organizações no mercado.

Apoio
Além de contar com a importante presença da Suframa, o PQA 2025 tem o apoio das seguintes instituições: Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviços Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
Informações: imprensa@suframa.gov.br