Ir para o conteúdo
Amazonas

Operação investiga esquema de tráfico de armas com envolvimento de policial militar no AM

Investigações apontam a participação direta de um policial militar da ativa no esquema criminoso. Além dele, um ex-militar do Exército Brasileiro teve a prisão preventiva decretada, mas segue foragido.

O Ministério Público do Amazonas deflagrou, na manhã desta sexta-feira (30), uma operação para desarticular um grupo criminoso responsável pela circulação ilegal de armas de uso restrito no estado.

Batizada de Fogo Amigo, a ação teve como foco principal o cumprimento de mandados de prisão e busca contra suspeitos de envolvimento com o transporte clandestino de metralhadoras Browning calibre .30, armamento de alto poder destrutivo.

As investigações apontam a participação direta de um policial militar da ativa no esquema criminoso. Além dele, um ex-militar do Exército Brasileiro teve a prisão preventiva decretada, mas segue foragido.

Ao todo, foram realizadas buscas em seis endereços, incluindo residências, sedes de empresas e um veículo vinculado aos investigados.

Durante o cumprimento de um dos mandados, um dos custodiados no Núcleo Prisional da Polícia Militar fez uma chamada de vídeo dentro da unidade prisional, o que foi flagrado pelo MP. O contato com familiares durante a busca revelou o uso irregular de celular no local de custódia.

A situação levou a uma fiscalização imediata, que resultou na apreensão de novos materiais e na descoberta da fuga de dois detentos. Segundo o MP, medidas estão sendo adotadas para apurar os fatos e responsabilizar os envolvidos.

As investigações seguem sob sigilo.

Em nota, a Polícia Militar do Amazonas falou sobre as falhas encontradas no Núcleo Prisional da PM. Segundo a entidade, um procedimento administrativo foi instaurado para apurar a conduta dos policiais, e a corporação afirma que seguirá colaborando com o Ministério Público nas fiscalizações.

Receba mensagem no WhatsApp