Vacinação contra a gripe no Amazonas inicia nesta segunda-feira (3) com foco em grupos prioritários
A campanha de vacinação contra a gripe no Amazonas começa nesta segunda-feira (3) e seguirá até 28 de fevereiro de 2026. Coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), a imunização será realizada em todos os 62 municípios do estado.

Este ano, a aplicação das vacinas foi antecipada em razão do período chuvoso, que se inicia em novembro e geralmente provoca um aumento nos casos de doenças respiratórias.
O Amazonas recebeu 796 mil doses da vacina contra a Influenza, distribuídas pelo Ministério da Saúde. A meta é vacinar 90% do público-alvo, que é estimado em 1,8 milhão de pessoas.
A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, explicou que a antecipação da vacinação é uma medida de precaução, destacando que “nosso inverno amazônico começa em novembro, quando a circulação de vírus respiratórios se intensifica. Antecipar a vacinação ajuda a minimizar casos e formas graves da doença.”
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatizou a importância da participação da população: “Vacinar-se é um gesto simples, mas eficaz, que não só protege quem recebe a dose, mas também toda a comunidade.
“Grupos prioritários
A vacina é destinada a grupos mais vulneráveis a complicações causadas pela gripe, incluindo:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Gestantes e puérperas
Profissionais de saúde e educação
Idosos
Povos indígenas
Pessoas em situação de rua
Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas
Indivíduos com doenças crônicas ou deficiência permanente
Caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários
População privada de liberdade e servidores do sistema prisional
Dia D da vacinação
O “Dia D” de mobilização para a vacinação está programado para 29 de novembro, com atividades em todos os municípios.
Para se vacinar, os cidadãos devem apresentar um documento de identidade com foto, cartão de vacinação e o Cartão Nacional de Saúde (SUS).
