Omar Aziz deve ser relator da recondução de Gonet à PGR, e de novo ministro do STF

Por aprovação, Lula quer vincular sabatina de PGR à de novo ministro do STF;a ideia é vincular as duas sabatinas, já que o procurador-geral apresenta grande respaldo no Senado
O senador Omar Aziz (PSD-AM), deve ser o relator da recondução de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer aproveitar a sabatina do procurador-geral da República, para agilizar a aprovação de seu novo escolhido ao STF (Supremo Tribunal Federal). A sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado está prevista para ocorrer no dia 12 de novembro.
Interlocutores de Gonet, afirmam que o procurador-geral da República foi informado sobre a data provável da sabatina e recebeu positivamente o nome de Omar Aziz. O nome do relator ainda não foi oficializado, mas há expectativa de que a escolha seja anunciada nos próximos dias.
Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para mais dois anos à frente da PGR, Gonet precisa ser aprovado pela CCJ e pelo plenário do Senado para continuar no cargo.
Como a aprovação de um novo mandato a Gonet tem respaldo consolidado no Senado, a ideia é realizar as duas sabatinas na mesma semana, ou até no mesmo dia, mobilizando a base aliada para um esforço concentrado.
A estratégia foi utilizada em 2023, nas sabatinas de Paulo Gonet e Flávio Dino, e em 1989, de Celso de Mello e Aristides Junqueira. A sabatina conjunta, ou na sequência, agiliza o processo, já que os integrantes da CCJ costumam fazer menos perguntas por causa do tempo.
A sabatina de Gonet foi marcada para 12 de novembro. Por isso, Lula quer definir e anunciar seu escolhido para a Suprema Corte o mais rápido possível, com chance de fazê-lo já na semana que vem, após viagem à Itália.