Complexo de inovação da FPFtech conquista Prêmio Finep de Inovação 2025
A solenidade ocorreu na terça-feira (24), na sede da Fieam, reunindo representantes do ecossistema regional de ciência, tecnologia e inovação

Mantido pela Fundação Desembargador Paulo Feitoza (FPFtech), o complexo de inovação da instituição, que reúne iniciativas como a WIT Incubadora, o BioAmazônia Tech Park, a Escola Tecnológica FPFtech e o Hawk Innovation Center, foi o grande vencedor do Prêmio Finep de Inovação 2025, na categoria Ambiente de Inovação. A solenidade ocorreu nesta terça-feira (24), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), reunindo representantes do ecossistema regional de ciência, tecnologia e inovação.
A iniciativa reconhecida pelo prêmio deve atuar como hub de inovação da FPFtech na Amazônia, conectando startups, pesquisadores, empresas e investidores, com foco no fortalecimento da bioeconomia, da sustentabilidade e do desenvolvimento tecnológico regional. Combinando infraestrutura, formação e apoio técnico, o complexo oferece um ambiente propício à geração de soluções em áreas como indústria 4.0, biotecnologia e tecnologias digitais.
“Receber o Prêmio Finep reforça o compromisso da FPFtech em consolidar um ecossistema de inovação conectado com as potencialidades da Amazônia. O conjunto de iniciativas que compõem o nosso complexo de inovação atende projetos e ideias com potencial para transformar a economia da região Norte”, afirma Alexandre Amorim, Head de Empreendedorismo e Inovação da FPFtech.
Outro destaque da cerimônia foi a vitória da BioAmazon, startup incubada na WIT e instalada no complexo da FPFtech, que venceu na categoria Deep Tech Startups. A Biozer, também incubada na FPFtech, foi finalista na mesma categoria.
“Esse prêmio valoriza uma trajetória construída com compromisso, colaboração e visão de futuro. Nosso complexo de inovação materializa a missão da FPFtech de impulsionar o desenvolvimento tecnológico com base nas vocações da Amazônia, criando oportunidades concretas para quem empreende na região”, destaca Luís Braga, diretor-executivo da FPFtech.
Após um intervalo de 10 anos sem ser realizado, a edição 2025 do Prêmio Finep contou com projetos concorrendo em nove categorias estratégicas. Durante a cerimônia, o presidente da Finep, Luiz Antonio Elias, ressaltou a relevância de reconhecer iniciativas da região. ‘’O Norte tem sido historicamente guardião de uma das maiores riquezas do planeta: a Amazônia. Aqui, inovação não é apenas avanço tecnológico, mas também compromisso com a vida, com a biodiversidade, com os povos e comunidades que fazem dessa região um patrimônio de toda a humanidade’’, afirma Elias.
Com quase 27 anos de atuação no Polo Industrial de Manaus, a FPFtech se consolida como uma referência nacional em pesquisa aplicada, inovação tecnológica e empreendedorismo com impacto regional, contribuindo para posicionar a Amazônia como um território estratégico para o futuro da inovação no Brasil.