Amazonas é ouro e bronze no concurso internacional de queijo na França
A competição, que ocorreu em Paris contou com a participação de três queijarias amazonenses

O Amazonas conquistou uma medalha de ouro e uma de bronze no evento “Mondial Du Fromage Tours 2025”, concurso internacional dedicado aos profissionais do setor de queijos e laticínios, realizado em Paris, na França. A competição iniciou na sexta-feira (12/09) e encerrou neste domingo (14/09).
Participaram do concurso duas queijarias de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), a Tradução D’Lourdes, e a Queijaria Original; e uma queijaria de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), a Leiteria Macurany.
Com as três queijarias amazonenses conquistaram medalha de ouro e bronze e tendo o nosso produto sendo reconhecido internacionalmente”, ressaltou o secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Daniel Borges.
A Queijaria Tradição D’Lourdes conquistou a medalha de ouro com o “Queijo Maturado com Café”, e a Leiteria Macurany recebeu a medalha de bronze com o “Queijo Manteiga Blend”. A ação também contou com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM).
“Estamos levando ouro para o Brasil, para nosso Amazonas, e para o município de Autazes. Estamos inovando com os nossos queijos, com um produto de qualidade e reconhecido nacionalmente e internacionalmente”, ressaltou a proprietária da Queijaria Tradição D’Lourdes, Arleane Figueiredo.
Histórico
As três queijarias possuem um histórico em conquistas de medalhas em competições internacionais em concursos de queijo, sendo uma das últimas, na conquista histórica de oito medalhas na ExpoQueijo 2025 – Araxá International Chesse Awards, realizado em Minas Gerais, em junho. Além de serem premiadas em outras competições no Amazonas como nas edições da Expoagro, Feira de Agronegócios da Nilton Lins, e nas Exposições Agropecuárias de Autazes e Parintins.