Suframa disponibiliza vagas para 9ª edição do Fórum de Corregedorias da Área Econômica

As inscrições para a 9ª Reunião do Fórum de Corregedorias da Área Econômica (FOCO.E+) já estão disponíveis, conforme anunciado pela Suframa. Interessados podem se cadastrar gratuitamente através do link: https://doity.com.br/ix-reuniao-do-forum-de-corregedorias-da-area-economica. Para participantes externos – incluindo servidores de outras instituições, agentes públicos estaduais e municipais, além de representantes da sociedade civil – há um lote especial com 150 vagas.
O evento acontecerá na Sede da Autarquia, no Auditório Floriano Pacheco, entre 10 e 12 de março de 2026, tendo como foco principal a “Integridade na Relação Público-Privada”.
Objetivos do encontro
A reunião tem como propósito congregar membros signatários do Fórum, funcionários da Suframa, representantes de órgãos públicos do Amazonas e de demais regiões brasileiras, bem como empresas que mantêm cadastro ativo na Autarquia, para discutir práticas exemplares de governança e conformidade.
Detalhamento da programação
A organização estruturou a agenda para contemplar diversos públicos durante os três dias de atividades.
12 de março: A programação segue com painéis e oficinas focados predominantemente em questões correcionais, porém com abertura para participação de servidores e demais inscritos.
11 de março: Configurado como o principal dia de diálogo com o segmento produtivo, este período terá acesso público. As atividades serão direcionadas às empresas cadastradas na Suframa e aos demais participantes, tratando da integridade nas relações público-privadas, com apresentação de casos bem-sucedidos e práticas recomendadas tanto para Corregedorias quanto para o setor privado.
10 de março: No turno matutino, haverá visitas técnicas a unidades industriais através do programa “Zona Franca de Portas Abertas”, com participação voluntária dos inscritos, limitada à capacidade das empresas e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) parceiros. No período vespertino, acontecerão duas atividades simultâneas: na Sala das Adjuntas, uma Reunião Técnica restrita aos membros signatários do FOCO.E+ (Corregedores Titulares ou substitutos) para tratar do planejamento das ações do Fórum para 2026; e, no Auditório, uma oficina abordando perícias médicas e seus reflexos em procedimentos correcionais, destinada a servidores e representantes dos órgãos públicos participantes.
Oportunidade para exposição empresarial
Empresas com cadastro ativo na Suframa terão a possibilidade de, de forma voluntária, expor seus produtos ou serviços no decorrer do evento. A organização disponibilizará áreas nas instalações da Autarquia para montagem de stands, que poderão funcionar desde a tarde de 10 de março até o término das atividades, em 12 de março. Empresas que desejarem participar devem responder ao convite oficial manifestando interesse.
Declaração da superintendência
Para o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, a integridade nas relações público-privadas transcende a teoria, constituindo-se como alicerce essencial para o desenvolvimento sustentável regional. “Ao abrir as portas da Suframa para este debate, queremos fortalecer a governança e mostrar que é possível aliar crescimento econômico com ética e transparência. Convido todos, servidores, empresários e a sociedade, a participarem ativamente deste fórum, que certamente trará ganhos significativos”, declarou Saraiva.
