Suframa abre inscrições gratuitas para o 2º Encontro do Ecossistema de Inovação da Amazônia Ocidental e Amapá

Fotos: Suframa/Divulgação
O 2º Encontro do Ecossistema de Inovação da Amazônia Ocidental e Amapá já está com inscrições abertas e gratuitas, disponíveis pelo link https://doity.com.br/2encontro-ecossistemadeinovacao-amoc-ap. O evento, promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro, no auditório da Autarquia, em Manaus. A programação estava inicialmente prevista para os dias 5 e 6, mas foi ajustada para as novas datas.
A iniciativa integra o Plano de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento (PIRD) e busca aproximar os diversos atores do ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de toda a área de abrangência da Suframa – Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá – promovendo cooperação entre governo, setor produtivo, instituições de ensino e pesquisa, startups e sociedade civil.
Um dos momentos centrais será a assinatura do Pacto pela Inovação da Amazônia Ocidental e Amapá, compromisso coletivo para impulsionar o uso de PD&I como instrumento estratégico de diversificação e desenvolvimento na região.
Entre os participantes previstos estão representantes de órgãos nacionais de fomento à pesquisa e inovação, como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Também está prevista a participação dos conselheiros do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda), da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e o Banco da Amazônia (Basa), além de universidades, programas prioritários e empresas beneficiárias dos incentivos da Zona Franca de Manaus.
De acordo com o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, o encontro reforça a necessidade de transformar a inovação em estratégia de desenvolvimento regional. “Estamos reunindo todos os atores do ecossistema porque acreditamos que a pesquisa, a tecnologia e a capacitação podem gerar novas oportunidades para a Amazônia Ocidental e Amapá, ampliando a relevância do Norte no cenário nacional”, destacou.
Programação
A programação do encontro inclui palestras, oficinas, exposições de projetos, visitas técnicas a empresas da Zona Franca de Manaus e sessões de networking. O primeiro dia (6) começa às 9h com a abertura e assinatura do Pacto pela Inovação da Amazônia Ocidental e Amapá. Em seguida, ocorre o painel de palestras sobre Políticas e Fomento à Inovação. Pela tarde, serão realizadas as oficinas temáticas “Desafios e Oportunidades para o Investimento em PD&I na Amazônia Ocidental e Amapá”, no auditório, e “Diálogos entre ICTs e Setor Produtivo: Como Fortalecer Parcerias”, na sala de reuniões das adjuntas. No hall, haverá exposição de projetos de PD&I de empresas da Zona Franca de Manaus, além da apresentação de programas prioritários e de ICTs credenciados no Capda.
Já no segundo dia (7), a programação terá início às 9h com visitas técnicas a empresas da Zona Franca de Manaus, organizadas em grupos simultâneos que reunirão autoridades, representantes de ICTs e de universidades, coordenadores de programas prioritários e secretários de inovação, além de público voltado para startups e entidades de inovação. Às 11h, acontece a sessão de networking e rodada de negócios. Durante a tarde, serão apresentados casos de sucesso e lições aprendidas, com depoimentos de empresas sobre resultados de investimentos em PD&I e exemplos de projetos inovadores realizados em parceria entre ICTs e o setor produtivo. O encerramento do evento discutirá os resultados do encontro, os próximos passos e trará a síntese das propostas e compromissos assumidos.