INDT apresenta mais de 10 soluções de ponta para transformação digital da indústria durante seminário da Suframa e CITS
Evento reuniu ecossistema de inovação para apresentar resultados e avanços dos Programas Prioritários do CITS e marcou a primeira de três etapas organizadas pela Suframa

Durante o seminário dos Programas Prioritários de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PPI 4.0), promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) em parceria com Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS-AM), na manhã desta quinta-feira (9/10), na sede da autarquia, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) apresentou um conjunto estratégico de projetos voltados à transformação digital da indústria, com destaque para soluções aplicadas ao Polo Industrial de Manaus (PIM).
A participação do INDT ocorreu em dois momentos: na plenária junto com vários institutos, e no hall de exposição de projetos com um stand onde seus especialistas falaram sobre mais de 10 soluções de inovação tecnológica. A plenária foi conduzida pelo diretor executivo do INDT, Geraldo Feitoza, e pelo diretor de Tecnologia e Inovação, Mitsuo Takeno. Este último destacou o papel da inovação como elemento-chave para ampliar a competitividade e a eficiência produtiva da região.
Tecnologias para indústria
Entre os projetos tecnológicos apresentados na plenária está o Planejamento e Sequenciamento Inteligente de Produção, que integra Internet das Coisas (IoT), automação e sistemas digitais para otimizar o controle de ordens de produção e fluxos de materiais, superando desafios como a falta de rastreabilidade e o controle manual de tarefas em setores de planejamento, controle de produção, logística e manufatura.
Outro destaque foi a solução de Inspeção Automatizada de Placas de Circuito Impresso (PCIs), baseada em visão computacional e inteligência artificial, que automatiza a inspeção de componentes, reduz erros humanos e eleva os padrões de qualidade industrial. Também foi apresentada a solução de Manutenção Preditiva com uso de Aprendizado de Máquina (Machine Learning), que utiliza dados coletados em tempo real para prever falhas, otimizar a disponibilidade de ativos e reduzir paradas não programadas, resultando em ganhos de produtividade.
Além disso, o instituto apresentou uma solução de Rastreabilidade e Eficiência Operacional, que combina IoT, computação de borda (Edge Computing) e painéis de dados (dashboards) para proporcionar monitoramento contínuo de processos produtivos, abastecimento inteligente e tomada de decisão orientada por dados.
Capacitação tecnológica
Para além das soluções tecnológicas, o INDT também compartilhou os avanços das suas trilhas de capacitação alinhadas à Indústria 4.0, que já somam mais de 1.200 profissionais inscritos. Entre os programas oferecidos estão Cibersegurança para IoT Industrial (com mais de 650 inscritos), Transformação Digital e Indústria 4.0 (mais de 340 inscritos) e Eletrônica 4.0 (mais de 240 inscritos). Essas iniciativas têm como objetivo formar profissionais em áreas estratégicas, fortalecendo a base de competências necessária para sustentar a modernização da indústria amazônica.
O seminário faz parte de um ciclo de três etapas promovido pela Suframa, que busca reunir startups, empresas, instituições de pesquisa e governo para apresentar resultados dos Programas Prioritários e discutir oportunidades de integração tecnológica e novos projetos para a região. As próximas edições estão previstas para os dias 17 de outubro e 3 de novembro.
A participação do INDT reforça seu papel como agente central de inovação, transferência tecnológica e capacitação profissional na região Norte, contribuindo para consolidar o PIM como uma plataforma nacional de transformação digital e Indústria 4.0.