Suframa conhece operações da RLX Fluidos Refrigerantes no PIM
Fotos: Suframa/Divulgação

Em um movimento contínuo de aproximação e apoio ao desenvolvimento industrial da Zona Franca de Manaus, a Suframa realizou nesta sexta-feira (26) visita à fábrica da RLX Fluidos Refrigerantes, localizada no bairro Distrito Industrial, zona Sul da capital amazonense. A ação possibilitou conhecer de perto a estrutura e as operações da maior unidade produtiva de fluidos refrigerantes da América do Sul, bem como discutir os planos de expansão da empresa, que atua com foco em segurança, sustentabilidade e inovação.
Atualmente, a fábrica da RLX no PIM opera em uma área útil de 7 mil metros quadrados e possui uma capacidade de produção anual que pode chegar a 28 milhões de quilos. A empresa se destaca na produção de uma variedade de fluidos refrigerantes, como o R-410A, R-404 e R-134 U.V., todos projetados para serem ambientalmente amigáveis e sem prejudicar a camada de ozônio. Esses produtos são essenciais para o mercado nacional de ar-condicionado, câmaras frigoríficas e sistemas de refrigeração em geral, com parte da produção destinada também à exportação.

A comitiva da Suframa na visita foi composta pelo superintendente Bosco Saraiva; pelos superintendentes-adjuntos Leopoldo Montenegro (Projetos), Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica) e Carlito Sobrinho (Administração); pelo coordenador de Comunicação e Assuntos Institucionais, Isaac Júnior; e pelo gerente de Projetos da SAE, Ozenas Maciel. Eles foram recebidos pelo diretor Operacional da RLX, Wagner Vasconcelos.
Durante o encontro, Vasconcelos destacou a trajetória e os planos de expansão da empresa na Zona Franca de Manaus. “A RLX iniciou as operações fabris em Manaus em 2017. Hoje, temos praticamente 90 funcionários, trabalhamos em dois turnos e estamos exatamente no momento de um projeto de expansão em busca de terreno, exatamente para ampliar a nossa operação aqui e melhorar as condições de atendimento”, afirmou.

Ele também apontou que a empresa mantém um laboratório próprio que segue os rigorosos padrões internacionais da norma AHRI 700, assegurando a pureza dos fluidos refrigerantes produzidos. “O compromisso da RLX com a responsabilidade ambiental abrange toda a cadeia produtiva, desde o fornecimento de materiais até a prestação de serviços”, complementou Vasconcelos.

Ao final da visita, o superintendente Bosco Saraiva ressaltou que é prioridade para a Suframa apoiar o crescimento e a inovação das indústrias instaladas no PIM. “Essa é mais uma visita que realizamos no sentido de fortalecer o ambiente de negócios e contribuir para o crescimento das empresas, o que diretamente impactará na geração de empregos e na ampliação dos benefícios à população. Parabenizamos a RLX pelas suas operações e desejamos todo sucesso no projeto de expansão”, afirmou Saraiva.