Ir para o conteúdo
Últimas Notícias

Lula diz que a inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional é uma iniciativa condizente com a importância da Amazônia

A unidade, que recebeu investimento de R$ 36,7 milhões do Fundo Amazônia, funciona como núcleo de inteligência e articulação no enfrentamento de crimes ambientais, tráfico de drogas, armas e pessoas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, nesta terça-feira (9), em Manaus, o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia). A unidade, que recebeu investimento de R$ 36,7 milhões do Fundo Amazônia, funciona como núcleo de inteligência e articulação no enfrentamento de crimes ambientais, tráfico de drogas, armas e pessoas.

O centro vai promover a colaboração entre os nove países amazônicos e os nove estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal. A estrutura reúne a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Força Nacional e forças policiais estaduais em um espaço moderno, com tecnologia de ponta.

Durante a inauguração, Lula destacou a importância da integração entre países e estados amazônicos no enfrentamento ao crime organizado e na defesa da soberania da região.

O presidente Lula chegou a Manaus por volta de 10h30 e seguiu até a sede do CCPI Amazônia, localizada na Avenida Jacira Reis, bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste da cidade, sendo recebido pelo senador Omar Aziz (PSD-AM).,o vice-governador Thadeu de Souza e o prefeito de Manaus David Almeida.

A visita de Lula a Manaus continuou pela parte da tarde, quando o presidente inaugurou um dos maiores projetos de infraestrutura digital da Amazônia, dando início às obras de interligação das infovias do Programa Norte Conectado, que busca levar internet a moradores da região.

Em seguida, vai participar da assinatura dos contratos entre o BNDES e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) para implementação do Programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais e entre o BNDES e o Memorial Chico Mendes para implementação do projeto Sanear Amazônia.

O presidente ainda citou o julgamento no Supremo Tribunal Federal em que o ex-presidente Jair Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado.

Para o público presente no auditório do campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Lula disse que Bolsonaro tentou dar um golpe de Estado e recordou a crise enfrentada por Manaus durante a pandemia de covid-19, com falta de respiradores. “Ele não trouxe sequer oxigênio para Manaus, quando essa cidade estava vendo muita gente morrer”.

Estiveram presentes em Manaus o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, a vice-presidente do Equador, Maria José Pinto, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski,a ministra Marina Silva do Meio Ambiente, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira de Melo, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, o diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Receba mensagem no WhatsApp