Ancelotti explica ausência de Neymar em convocação: “Não precisamos testá-lo”
Técnico italiano comenta problema físico do camisa 10 do Santos

Não será dessa vez que Neymar voltará a defender a seleção brasileira. O camisa 10 do Santos ficou fora da lista de convocados pelo técnico Carlo Ancelotti para enfrentar Chile e Bolívia, pelas últimas rodadas das Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026, anunciada nesta segunda-feira.
Após o anúncio dos jogadores convocados, Ancelotti explicou a ausência de Neymar:
– Nessa segunda convocação há novos jogadores. Neymar não está, ele teve um pequeno problema na última semana. Mas Neymar não precisamos testá-lo, todo mundo conhece Neymar, a comissão, a Seleção, os torcedores do Brasil conhecem Neymar. Como todos os outros, Neymar tem que estar numa boa condição física para ajudar a seleção nacional a fazer as coisas bem na Copa do Mundo. Esses dois jogos são os últimos da qualificação, então precisamos terminar bem essa fase de qualificação – comentou o treinador italiano.
Na sequência, Ancelotti foi questionado se Neymar estava nos planos da Seleção antes de sofrer um pequeno edema muscular na coxa na semana passada. O técnico, porém, se esquivou:
– A ideia que temos é fazermos uma lista muito maior, de 51 ou 52 jogadores ou mais. E, depois, nos últimos jogos antes da convocação, no último fim de semana, preparamos a lista. Pode acontecer que no jogo do fim de semana o jogador se lesione.
Ancelotti diz que parte física é fundamental: “Para estar na Seleção, tem que estar 100%”
A última vez que Neymar defendeu a Seleção foi em outubro de 2023, quando sofreu grave lesão no joelho, em partida contra o Uruguai.
O Brasil enfrenta o Chile, na próxima quinta-feira, dia 4 de agosto, no Maracanã. Depois viaja a El Alto para encarar a Bolívia, dia 9.
– É uma lista que mudou um pouco em relação à primeira convocação, contra Equador e Paraguai. Tem nove jogadores que não estão agora, como Carlos Augusto, Beraldo, Léo Ortiz, Danilo, Andreas Pereira, Gérson, Antony e Vini. Não estão porque a ideia que tenho é conhecer novos jogadores que eu não conheço bem em relação à perfil pessoal. Tecnicamente eu conheço todos os jogadores, todos. Quero conhecer outros que podem ajudar a Seleção a fazer as coisas bem. Esses jogadores que não estão trabalharam muito bem na primeira convocação e quero agradecer a cada um deles por isso.
As partidas contra Chile e Bolívia marcam o fim da participação do Brasil nas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026. Classificada, a Seleção atualmente ocupa a terceira colocação, com 25 pontos e apenas sete vitórias em 16 jogos.
O grupo canarinho se apresenta na próxima segunda-feira na Granja Comary, em Teresópolis.
Veja a lista de convocados para a seleção brasileira:
GOLEIROS
Alisson (Liverpool)
Bento (Al-Nassr)
Hugo Souza (Corinthians)
DEFENSORES
Alexsandro Ribeiro (Lille)
Alex Sandro (Flamengo)
Caio Henrique (Monaco)
Douglas Santos (Zenit)
Fabricio Bruno (Cruzeiro)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Marquinhos (PSG)
Vanderson (Monaco)
Wesley (Roma)
MEIO-CAMPISTAS
Andrey Santos (Chelsea)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Casemiro (Manchester United)
Joelinton (Newcastle)
Lucas Paquetá (West Ham)
ATACANTES
Estêvão (Chelsea)
Gabriel Martinelli (Arsenal)
João Pedro (Chelsea)
Kaio Jorge (Cruzeiro)
Luiz Henrique (Zenit)
Matheus Cunha (Manchester United)
Raphinha (Barcelona)
Richarlison (Tottenham)