Velório de Francisco Cuoco reuniu fãs e famosos em São Paulo

Ator morreu aos 91 anos, de falência múltipla dos órgãos
O velório de Francisco Cuoco reuniu fãs e famosos em São Paulo. O ator foi velado no Funeral Home, na Rua São Carlos do Pinhal, 376, Bela Vista, região central da cidade, até as 15h desta sexta-feira (20). O enterro foi às 16h, fechado para familiares e amigos.
— Estamos naturalmente tristes, consternados, mas a gente está em paz, meu pai foi em paz — disse um dos filhos do ator, Diogo Cuoco, em coletiva durante a cerimônia. — Ele estava muito tranquilo, muito sereno, a gente estava junto. Agora estamos vivendo esses últimos momentos, mas com a certeza de que a memória, a lembrança de tudo que ele fez, a pessoa humilde e generosa que ele era, permanece em nós, permanece vivo na família, nos filhos, nos netos, nos fãs.
‘Grande inspiração’
Aldine Miller foi uma das personalidades que foram se despedir do ator. Destacando seu trabalho junto de Cuoco na novela ‘Salvador da Pátria’, a atriz pontuou que o colega sempre foi uma “grande inspiração”.
— Ele era muito elegante, um cavalheiro, a gente olhava pro Chico e sabia que ele era uma estrela. Ele sempre foi minha grande inspiração — afirmou Aldine.
Mauro Alencar, doutor em teledramaturgia pela USP e autor do livro “A Hollywood brasileira”, destacou a importância de Cuoco para a televisão brasileira, principalmente na década de 70, quando o ator estrelou a novela “Selva de pedra”.
— O Francisco representou realmente o herói moderno, contemporâneo, e é fundamental a figura do herói que traz uma mensagem positiva, altruísta, por isso que eu comentei do “Selva de pedra”, que é o sujeito que sai de uma cidadezinha e quer conquistar um lugar ao sol, quer vencer na vida — disse o pesquisador.
Cuoco morreu aos 91 anos, de falência múltipla dos órgãos. Nome de destaque na televisão brasileira — galã de novelas de sucesso, entre as quais as versões originais de “Selva de pedra” (1972) e “Pecado capital” (1975) —, o artista estava há 20 dias internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele enfrentava, nos últimos anos, complicações de saúde derivados de uma infecção nos rins, algo que o deixou com dificuldades de locomoção.