Ir para o conteúdo
Amazonas

Menino desaparecido é encontrado ao lado dos cachorros na matas em Humaitá

Criança estava desaparecida por quase 24h é encontrada em área de cafezal na chácara da avó

Uma criança de 2 anos, que havia desaparecido, foi encontrada ao lado de dois cachorros que a protegiam, próxima a um córrego no ramal da Realidade, na BR-319, a cerca de 100 quilômetros de Humaitá, no interior do Amazonas. O reencontro aconteceu na quarta-feira (30), após cerca de 24 horas de buscas — o desaparecimento havia sido registrado na terça-feira (29). Assista ao vídeo acima.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o menino sumiu enquanto brincava com os cães em uma área de cafezal na chácara da avó. Ele entrou na mata acompanhado dos animais.

Uma equipe composta por três militares foi acionada por volta das 20h da terça-feira e enviada para o local para iniciar as buscas. Cerca de 100 moradores da região também se mobilizaram para ajudar.

Os militares chegaram ao ramal do desaparecimento por volta da meia-noite e imediatamente iniciaram os trabalhos, que se estenderam pela madrugada. O pequeno Jorge Estevão dos Santos foi encontrado por volta das 7h30 da manhã de quarta-feira, a aproximadamente 600 metros do local do desaparecimento, em uma região de plantação de cafezais e mata fechada.

De acordo com o militar Roberto Mello, que participou da operação, os rastros deixados pelos cachorros foram essenciais para chegar até o menino.

Ainda segundo o bombeiro, ao se aproximar do local onde a criança estava, os animais tentaram protegê-la, latindo para os socorristas. O menino, assustado, repetia a palavra “casa”, como se buscasse voltar ao lar.

“Quando nos aproximamos, os cachorros tentavam avançar em nossa direção. Com calma, conseguimos nos aproximar da criança e tranquilizá-la. Ele repetia: ‘casa, casa’”, relatou Roberto sobre os cães que protegiam o menino.

A mãe do garoto, Sabrina dos Santos, de 24 anos, explicou que os cachorros pertencem ao vizinho e que a amizade entre eles e o filho começou há cerca de dois meses.

“Onde o neném vai, eles vão. Inclusive eles avançam em todo mundo que tenta chegar perto, é um ciúme. Eles não são nossos, são do vizinho da rua de casa e tem um mês mais ou menos que eles estão com a gente. O vizinho tinha viajado e eles ficaram por lá e dormem lá em casa, a gente dá comida e tudo mais”, acrescentou a mãe da criança.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Jorge Estevão foi encontrado com frio, alguns machucados no rosto e bastante assustada. Antes de ser entregue à família, foi avaliada por uma técnica de enfermagem.

Com informações do G1 Amazonas

Receba mensagem no WhatsApp